Pular para o conteúdo principal

Evolução Política de Quixeré

O Quixeré dos currais, ainda sem denominação e o Quixeré sítios conhecido como Tabuleiro do rio Quixeré, teve sua evolução política a partir de sua elevação à vila pela Lei Nº. 1.156 em 04 de dezembro de 1933. Criação da subprefeitura LEI Nº 07 de 22/10/1955, com instalação da mesma em 10/01/1956 e a criação do município pela Lei 5.573 de 11/04/1957 e instalação do mesmo em 15/05/1957. Aos 03 de fevereiro de 1957, realizou-se um plebiscito sobre a emancipação política do distrito de Quixeré. Em 05 de abril de 1990 foi promulgada a lei Orgânica do Município.
A subprefeitura de Quixeré teve somente um subprefeito e para tal cargo foi nomeado o Sr. João Lima de Oliveira. O período de sua administração foi de 15 de maio de 1957 a 25 de março de 1959.
Administração atual: Em 01/01/2005 tomou posse o Prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia e o Vice-Prefeito Francisco José de Oliveira. Composição da Câmara: José de Lima – Presidente, João Batista dos Santos Neto, Raimundo Alcides de Matos Lima Francisco Gilvan de Sousa , Valderí Fernandes de Araújo, Júlio Ferreira de Freitas - atual presidente, Raimundo Eudes Régis, Raimundo Ivo Sobrinho e Francisco Gonzaga Cavalcante de Oliveira.

O Secretariado Municipal está composto por: Pedro Sérgio Moreira Leão – Educação, Maria Eliete Fernandes de Oliveira – Saúde, Francisca Geane Gonçalves Lima – Ação Social, Antonio Manoel Filho – Cultura e esporte e Juventude, Carlos Augusto Régis Alves – Agricultura e desenvolvimento Rural, Antônio de Sousa – Obras Saneamento e Serviços Públicos, Raimundo Nonato Brito – Administração e Finanças, Chefe de Gabinete: José de Arimatéia Sousa Ferreira.

Comentários

parabéns amiga dalvani! por este lindo e belo trabalho realizado por ti, quem deras se todos nativos desta cidade fossem tão preocupados e competentes a ponto de realizar lindo trabalho como este teu, que nos mostrar ser fiel a tuas origens, nossas origens!! historias como destas cidade devem ser vividas e lembradas, torço por você e desejo que seu trabalho se estenda mais e mais neste nosso mundo cultural. abraços do seu amigo: prof.José Marcelo Ribeiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Bonecos Gigantes que animam carnaval, Quaresma e outros eventos em Quixeré

Capela de Nossa Senhora de Fátima - Tomé, Quixeré - Ceará.

Em cumprimento a uma promessa que fizera a Nossa Senhora de Fátima, intercedendo à Santíssima Virgem pela erradicação da malária, que causara uma epidemia nos anos trintas d0 Século XX, o Padre Francisco José de Oliveira construiu a Capela de Nossa Senhora de Fátima, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 07 de Julho de 1940 às 15:00 h. Os trabalhos de construção foram concluídos no dia 15 de agosto e a Capela foi benta e inaugurada no dia 08 de Setembro de 1940. Nessa mesma data, a imagem da Virgem de Fátima foi conduzida de automóvel por Padre Oliveira até a casa do Sr. Antônio Raimundo e de lá até a capela, levada em procissão por aproximadamente, 2600 pessoas. Sua promessa consistia em construir um santuário à Nossa Senhora de Fátima e preservá-la como lugar de oração e penitência, no qual as mulheres só poderiam entrar, vestidas com decência e pudor (mangas compridas, e saias cobrindo os joelhos...). A escolha do local segundo comentou muitas vezes o próprio Monsenhor Oliveira,

Igreja de Lagoinha - distrito de Quixeré - 1963