Pular para o conteúdo principal

Mineradora Okyta em Quixeré




Quixeré ganha mais um empreendimento de grande porte gerando divisas e principalmente emprego e renda para o município, com a inauguração da mineradora Okita em 19/12/2008 cuja sede está localizada na localidade de Ubaia na chapada do Apodí.
São 3.850 metros quadrados de área construída numa propriedade de 300 hectares de onde será retirada a “matéria prima” calcário de origem cretácea com elevada capacidade de brancura e baixo nível de impureza do produto, o que segundo seus técnicos, aliado à infra estrutura do parque industrial da empresa com equipamentos de última geração garante o carbonato de cálcio micronizado de auto padrão.
Este produto é utilizado na fabricação de plásticos, papel, borracha, tinta, creme dental e na indústria farmacêutica com um investimento inicial de 15 milhões de reais, e produção em torno de duas mil toneladas por mês, com projeções para dobrar a produção ainda em 2009, o foco inicial de venda do produto é além do Nordeste, os estados de Santa Catarina e São Paulo sem descuidar-se da logística de exportação em médio prazo.
A empresa é um empreendimento inicial do grupo Santana Textiles, tem à frente o diretor-presidente Fernando Gurgel e o sócio-diretor Raimundo Delfino Filho e decola neste primeiro momento com 85 funcionários ”pessoas da região” mais 07 colaboradores, com previsão de aumentar o número de empregos diretos e conseqüentemente os indiretos.
Em apoio a este empreendimento está o compromisso do governo estadual de implementar para o local energia de alta tensão, asfaltamento de um trecho de 7,5 km da estrada de acesso ao parque industrial da mineradora e incentivo com a redução do IGMS.
É o progresso ocupando mais uma área da chapada do Apodí no município de Quixeré. Em que pese nossas dúvidas em relação aos impactos ambientais ao longo prazo.
Autoria do foto: Sérgio de Sousa - Diário do Nordeste.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bonecos Gigantes que animam carnaval, Quaresma e outros eventos em Quixeré

Capela de Nossa Senhora de Fátima - Tomé, Quixeré - Ceará.

Em cumprimento a uma promessa que fizera a Nossa Senhora de Fátima, intercedendo à Santíssima Virgem pela erradicação da malária, que causara uma epidemia nos anos trintas d0 Século XX, o Padre Francisco José de Oliveira construiu a Capela de Nossa Senhora de Fátima, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 07 de Julho de 1940 às 15:00 h. Os trabalhos de construção foram concluídos no dia 15 de agosto e a Capela foi benta e inaugurada no dia 08 de Setembro de 1940. Nessa mesma data, a imagem da Virgem de Fátima foi conduzida de automóvel por Padre Oliveira até a casa do Sr. Antônio Raimundo e de lá até a capela, levada em procissão por aproximadamente, 2600 pessoas. Sua promessa consistia em construir um santuário à Nossa Senhora de Fátima e preservá-la como lugar de oração e penitência, no qual as mulheres só poderiam entrar, vestidas com decência e pudor (mangas compridas, e saias cobrindo os joelhos...). A escolha do local segundo comentou muitas vezes o próprio Monsenhor Oliveira,

Igreja de Lagoinha - distrito de Quixeré - 1963