Pular para o conteúdo principal

30 anos de FEARTEM - Feira de Artesanato Municipal



 A primeira FEARTEM realizou-se nos dias 07 e 08 de setembro de 1980 e sua programação já previa a data de realização do ano seguinte. Até 1984 sua realização deu-se sempre na Praça João Batista de Oliveira. No entanto dadas às inconveniências por ser um local aberto, e desprovido de estrutura física adequada para o funcionamento ininterrupto por 48 horas ou mais, foi transferida para o Centro Comunitário (atualmente instalações do CVT) em 1985.
Até 1986, as organizadoras da FEARTEM sempre contavam com a valiosa presença do MOBRALTECA – um carro de som equipado com um minipalco, gerador de energia e outros elementos estruturais para animar a programação. O MOBRALTECA era conduzido pelo Sr. Francisco, que era o motorista, instalador do  palco, operador do som e luzes, e pelo Professor João Batista que coordenava, como ninguém mais, o desenvolvimento da programação, fazendo inclusive a locução. Ambos pertenciam à coordenação estadual do MOBRAL/Fundação Educar.

Em 1987, dada a extinção da Fundação Educar – antigo MOBRAL – o município perdeu a participação do MOBRALTECA, bem como o apoio da coordenação estadual. O Órgão Municipal da Educação que tinha recebido o acervo da Fundação em nível local, inclusive suas oito funcionárias, assumiu a partir daquele ano as responsabilidades de realização da FEARTEM.

Em 1988 a Srtª Maria do Carmo Gonçalves veio de Fortaleza dar uma força para a candidatura Luis Lopes Sombra / José Gonçalves Ferreira Lima e solicitou, ao então Prefeito, a coordenação da FEARTEM. Explicando que aquele era um evento de cunho sócio-popular e que o envolvimento da Prefeitura, era apenas de apoio moral, o prefeito declarou não fazer nenhuma objeção à iniciativa da solicitante e comunicou ao pessoal do Órgão Municipal de Educação que a Srtª Maria do Carmo estava se prontificando a assumir a coordenação da IX FEARTEM.

O primeiro passo da programação da FEARTEM naquele ano, foi a transferência da data de realização para outubro. O segundo passo foi a realização de uma festa dançante, com um conjunto musical de fora, realizada no Aliança Sport Clube, enquanto o artesanato continuava exposto no Centro Comunitário. Associada a essa mudança estava a falta de incentivo à produção do artesanato. As vendas também sofreram uma baixa considerável, apesar dos esforços da organizadora e de seus colaboradores.

1989 foi um ano de mudanças na prefeitura e, por conseguinte, na secretaria de educação. Como a FEARTEM já estava desestruturada deixou de ser realizada nesse ano. Ao ser resgatada nos anos seguintes, foi perdendo algumas características e ganhando outras. Mas, por ser um evento de cunho popular vem resistindo bravamente e um de seus grandes baluartes tanto na continuidade quanto na organização é o sempre jovem Antônio Manoel Filho. O Toínho de Toní. É inegável também o valoroso empenho de Antônio Bezerra que como chefe de gabinete da gestão  Luzimar Bandeira, exerceu uma influência muito forte nesse evento.  

Para a alegria dos quixereenses, a realização da FEARTEM no ano 2003, contou com a participação de todas as Secretarias do Município, que expuseram de forma primorosa as atividades realizadas por todas elas, abrangendo assim, a cultura quixereense em toda a sua essência.

A seguir cópia da programação dessa realização.


CONVITE
    
A Prefeitura Municipal de Quixeré e a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto têm a honra de convidar V.Exa. e Exma. Família para participarem dos eventos culturais da XIX FEARTEM do município de Quixeré, realizada no período de 05 a 07 de Setembro de 2003. Horário: 19:00h, Local: Serrano Clube.

APRESENTAÇÃO

A administração Avança Quixeré deste município, está sempre resgatando os valores culturais do povo quixereense.
A XIX FEARTEM está dando uma continuidade aos trabalhos realizados outrora em exposições de artes e cultura do povo, mostrando o potencial da terra do nosso saudoso Monsenhor Oliveira.
Neste período ocorrem as mais variadas manifestações populares enaltecendo a terra que tanto nos fortalece em vida.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 05 de Setembro de 2003 – Sexta-feira, 19:00h:
- Banda de música municipal
- Abertura da feira com a Srª Prefeita Municipal e Srª Secretaria de Educação
 
20:00h:
- Lançamento do livro do autor
José Adauto da cunha Sousa
- Desfile com produtos artesanais
- Quadrilha infantil
- Teatro PSF: “Que é isso?”
- Kung-Fu
- Momento da velha guarda
- Violeiros (José Edimilson e Cristóvão Pinto)

Dia: 06 de Setembro de 2003 – Sábado
08:00h:
- Oficina saúde Bucal
Org: Drª Márcia / Drª Sara / drª Marisângela / Doutor    Uvanilson
09:30h;
- oficina fabricação de brinquedos reciclados
Org: Elvirene e Ozélia
14:00h:
-Oficina Mais Você com Saúde
Org: Gláucia Moura e Jô
15:30h:
- Oficina: DST / AIDS
 
19:00h:
- Desfile de penteados e roupas para baile (Toínho Manoel)
- Teatro: sobre dengue (George)
- Talentos da terra
- Quadrilha Ousadia
- Capoeira
- Show Sacro e MPB (Grupo força jovem)

Dia: 07 de Setembro de 2003 - Domingo
05:00h:
- Alvorada
08:00h:
- Hasteamento dos pavilhões no paço municipal
09:00h:
- Oficina Papel Jornal
Org: Toínho Manoel
- Oficina de reciclagem de papel
Org: Ozélia e Elvirene
14:00h:
- Brincadeiras para crianças
Org: Toínho Manoel
19:00h:
- Desfile Estudantil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bonecos Gigantes que animam carnaval, Quaresma e outros eventos em Quixeré

Capela de Nossa Senhora de Fátima - Tomé, Quixeré - Ceará.

Em cumprimento a uma promessa que fizera a Nossa Senhora de Fátima, intercedendo à Santíssima Virgem pela erradicação da malária, que causara uma epidemia nos anos trintas d0 Século XX, o Padre Francisco José de Oliveira construiu a Capela de Nossa Senhora de Fátima, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 07 de Julho de 1940 às 15:00 h. Os trabalhos de construção foram concluídos no dia 15 de agosto e a Capela foi benta e inaugurada no dia 08 de Setembro de 1940. Nessa mesma data, a imagem da Virgem de Fátima foi conduzida de automóvel por Padre Oliveira até a casa do Sr. Antônio Raimundo e de lá até a capela, levada em procissão por aproximadamente, 2600 pessoas. Sua promessa consistia em construir um santuário à Nossa Senhora de Fátima e preservá-la como lugar de oração e penitência, no qual as mulheres só poderiam entrar, vestidas com decência e pudor (mangas compridas, e saias cobrindo os joelhos...). A escolha do local segundo comentou muitas vezes o próprio Monsenhor Oliveira,

Igreja de Lagoinha - distrito de Quixeré - 1963