Pular para o conteúdo principal

Educação Quixereense capítulo I tópico II

        Enquanto distrito de Russas, Quixeré foi assistido por professoras públicas estaduais em diversas comunidades.

        Antes de 1940 foram elas: Maria das Mercês Ferreira dos Santos, Dona Luiza, Marinhinha Carvalho, Zélia Mendonça, Antônia Brito e Araci.

        Após 1940 novas cadeiras estaduais foram criadas sendo lotadas em Quixeré as seguintes professoras: Eridam Moreira, Imelda, Luiza Costa Cunha, Angeluce Sabóia de Castro, Elizabete Sabóia de Castro, Maria Carmelita de Oliveira, Carmem Gonçalves - Água Fria, Maria de Lourdes Bezerra Costa – Boqueirão, Maria Edissa Lima de Oliveira e Maria Ecila Leão Santiago, Rocilda Maria Leitão, Maria Nadir de Oliveira.

          Gerarda da Silva Thé – nomeada em 23 de janeiro de 1951, assumiu suas funções em 27 de fevereiro de 1951 até a data de sua transferência em agosto de 1954.

          Ivete Pires, substituída por Maria Ecila Leão Santiago em agosto de 1957.


         Essas professoras tiveram suas nomeações ou transferência para a Escola Isolada da Vila de Quixeré, que funcionava no prédio escolar distrital construído em 1952 no governo de Raul Barbosa, com o nome de: Escola Isolada da Vila de Quixeré.

Comentários

Unknown disse…
Estou amando o blog, e sou grata, irei estudar por ele para o concurso.

Postagens mais visitadas deste blog

Bonecos Gigantes que animam carnaval, Quaresma e outros eventos em Quixeré

Capela de Nossa Senhora de Fátima - Tomé, Quixeré - Ceará.

Em cumprimento a uma promessa que fizera a Nossa Senhora de Fátima, intercedendo à Santíssima Virgem pela erradicação da malária, que causara uma epidemia nos anos trintas d0 Século XX, o Padre Francisco José de Oliveira construiu a Capela de Nossa Senhora de Fátima, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 07 de Julho de 1940 às 15:00 h. Os trabalhos de construção foram concluídos no dia 15 de agosto e a Capela foi benta e inaugurada no dia 08 de Setembro de 1940. Nessa mesma data, a imagem da Virgem de Fátima foi conduzida de automóvel por Padre Oliveira até a casa do Sr. Antônio Raimundo e de lá até a capela, levada em procissão por aproximadamente, 2600 pessoas. Sua promessa consistia em construir um santuário à Nossa Senhora de Fátima e preservá-la como lugar de oração e penitência, no qual as mulheres só poderiam entrar, vestidas com decência e pudor (mangas compridas, e saias cobrindo os joelhos...). A escolha do local segundo comentou muitas vezes o próprio Monsenhor Oliveira,

Igreja de Lagoinha - distrito de Quixeré - 1963