Pular para o conteúdo principal

Bodas de Brilhante - Sr Manoel de Sousa e Sra. Raimunda Moreira

Moradores do Sítio Várzea Alegre, o Casal Manoel de Sousa Lima e Raimunda Moreira de Lima, ele com 95 anos e ela com 97, Comemoram neste dia 10 de janeiro de 2008, Bodas de Brilhante pelos 75 anos de união matrimonial. O casal tem 12 filhos, 20 netos e 20bisnetos, e ainda bastante lúcidos vivem na mesma localidade em que foram criados. Em homenagem ao ilustre e querido casal expomos aqui um pouco do histórico de Várzea Alegre.
O primeiro habitante daquelas terras chamava-se Joaquim Silvano. Sua propriedade foi adquirida pelo Sr. Joaquim Rufino da Silva Maia conhecido como Quinco Honorato, que se mudando do Sítio Maracajá próximo à Timbaúba, fixou residência em Várzea Alegre. Assim chamada por ser uma localidade onde predominava muita alegria da moçada que compunha a família deste senhor.
Até hoje familiares do Sr. Quinco Honorato permanecem nessa localidade, sendo o mais conhecido o seu bisneto Sr. Manoel de Sousa Lima, casado com a senhora Raimunda Moreira de Sousa que são os pais de: Laerte, Lairton, Liodete, Maria Luiza, Maria Lucia, José Liodil, José Líbio, José Lailson, Maria Lila, Maria Luzanira e Maria Lenilda.
O Sr. Manoel de Sousa Lima é filho de Francisco Honorato de Lima e Maria Inácia de Jesus. É neto de Francisco Honorato Rodrigues de Lima e de Ana Maria de Jesus. É bisneto de Joaquim Rufino da Silva Maia e Maria Francisca de Jesus, É trineto de João Honorato Moreira de Sousa e Teodora Ferreira da Silva Maia e tetraneto de Manoel Moreira de Sousa e Eulália Maria Maciel. Patronímico: Manoel Moreira de Sousa e Rosa Maria.
Raimunda Moreira de Araújo, esposa de Manoel de Sousa Lima.
Pais – Tenente José Moreira de S. Araújo e Francisca Angélica de Araújo
Avós – José Moreira de Sousa Araújo e Inácia Maria de Jesus.
Bisavós – Reinaldo Francisco de Sousa e Inácia Maria de Jesus
Trisavós – José Fernandes de Sousa e Maria Francisca Maciel.
Tetravós – Manoel Moreira de Sousa e Rosa Maria.
Obs: A Inácia Maria, esposa de José Moreira de S. Araújo, é filha de João Honorato M. de Sousa e Teodora Ferreira da Silva Maia.
Linhagem Materna
Avós – Manoel Joaquim de Araújo e Maria Inácia de Araújo.
Bisavós - Reinaldo Francisco de Sousa e Maria do E. Santo de Jesus
Trisavôs - José Fernandes de Sousa e Maria Francisca Maciel.
Tetravós – Manoel Moreira de Sousa e Rosa Maria.
O segundo morador de Várzea Alegre foi o Sr. José Lopes Sombra esposo de Maria dos Prazeres; que são os bisavós de Luis Lopes Sombra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução Política de Quixeré

O Quixeré dos currais, ainda sem denominação e o Quixeré sítios conhecido como Tabuleiro do rio Quixeré, teve sua evolução política a partir de sua elevação à vila pela Lei Nº. 1.156 em 04 de dezembro de 1933. Criação da subprefeitura LEI Nº 07 de 22/10/1955, com instalação da mesma em 10/01/1956 e a criação do município pela Lei 5.573 de 11/04/1957 e instalação do mesmo em 15/05/1957. Aos 03 de fevereiro de 1957, realizou-se um plebiscito sobre a emancipação política do distrito de Quixeré. Em 05 de abril de 1990 foi promulgada a lei Orgânica do Município.
A subprefeitura de Quixeré teve somente um subprefeito e para tal cargo foi nomeado o Sr. João Lima de Oliveira. O período de sua administração foi de 15 de maio de 1957 a 25 de março de 1959.
Administração atual: Em 01/01/2005 tomou posse o Prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia e o Vice-Prefeito Francisco José de Oliveira. Composição da Câmara: José de Lima – Presidente, João Batista dos Santos Neto, Raimundo Alcides de Matos Lim…

SIGNIFICAÇÃO DO TOPÔNIMO QUIXERÉ

É uma palavra indígena de significado desconhecido. Também não se sabe quem deu esse nome ao rio que é um braço do rio Jaguaribe, nasce no município de Tabuleiro do Norte, passa por terras de Limoeiro do Norte e atravessa o município de Quixeré, desaguando no rio Jaguaribe no município de Russas.
Há suposições de que Quixeré seria uma aldeia indígena, uma tribo, ou mesmo um índio. Para essa hipótese Quixeré significaria lugar onde habita o porco do mato, também conhecido como queixada ou porco espinho.

RELAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE QUIXERÉ

SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL

NOME DO SECRETÁRIO: JOSÉ FAGNER BRITO

FUNÇÃO/O QUE FAZ?
COORDENA E EXECUTA POLITICA EM PROL DA AGRICULTURA FAMILIAR.
CEL: 92263061
************************************************
 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E CAPITAÇÃO DE RECURSOS

NOME DO SECRETÁRIO: ANTÔNIO DE SOUSA

FUNÇÃO/O QUE FAZ?
COORDENA A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO E LIDA DIRETAMENTE COM A ELABORAÇÃO E PROJETOS E A CAPTAÇÃO DE RECURSOS JUNTO OS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL.
TELEFONE: 3443-1140 - CEL: 92268263
*********************************************************************************
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
NOME DO SECRETÁRIO: JESUS ORLEUDO NERY RIBEIRO

FUNÇÃO/O QUE FAZ?
COORDENA AS DEMAIS SECRETARIAS E AUXILIA DIRETAMENTE AO GABINETE DO PREFEITO

TELEFONE: 3443-1274 - CEL: 92268141
****************************************************************************

 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
NOME DO SECRETÁRIO: FRANCISCO VALDINISIO DE SOUSA

FUNÇÃO/O QUE FAZ?
DESENVOLV…