Pular para o conteúdo principal

Mineradora Okyta em Quixeré




Quixeré ganha mais um empreendimento de grande porte gerando divisas e principalmente emprego e renda para o município, com a inauguração da mineradora Okita em 19/12/2008 cuja sede está localizada na localidade de Ubaia na chapada do Apodí.
São 3.850 metros quadrados de área construída numa propriedade de 300 hectares de onde será retirada a “matéria prima” calcário de origem cretácea com elevada capacidade de brancura e baixo nível de impureza do produto, o que segundo seus técnicos, aliado à infra estrutura do parque industrial da empresa com equipamentos de última geração garante o carbonato de cálcio micronizado de auto padrão.
Este produto é utilizado na fabricação de plásticos, papel, borracha, tinta, creme dental e na indústria farmacêutica com um investimento inicial de 15 milhões de reais, e produção em torno de duas mil toneladas por mês, com projeções para dobrar a produção ainda em 2009, o foco inicial de venda do produto é além do Nordeste, os estados de Santa Catarina e São Paulo sem descuidar-se da logística de exportação em médio prazo.
A empresa é um empreendimento inicial do grupo Santana Textiles, tem à frente o diretor-presidente Fernando Gurgel e o sócio-diretor Raimundo Delfino Filho e decola neste primeiro momento com 85 funcionários ”pessoas da região” mais 07 colaboradores, com previsão de aumentar o número de empregos diretos e conseqüentemente os indiretos.
Em apoio a este empreendimento está o compromisso do governo estadual de implementar para o local energia de alta tensão, asfaltamento de um trecho de 7,5 km da estrada de acesso ao parque industrial da mineradora e incentivo com a redução do IGMS.
É o progresso ocupando mais uma área da chapada do Apodí no município de Quixeré. Em que pese nossas dúvidas em relação aos impactos ambientais ao longo prazo.
Autoria do foto: Sérgio de Sousa - Diário do Nordeste.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução Política de Quixeré

O Quixeré dos currais, ainda sem denominação e o Quixeré sítios conhecido como Tabuleiro do rio Quixeré, teve sua evolução política a partir de sua elevação à vila pela Lei Nº. 1.156 em 04 de dezembro de 1933. Criação da subprefeitura LEI Nº 07 de 22/10/1955, com instalação da mesma em 10/01/1956 e a criação do município pela Lei 5.573 de 11/04/1957 e instalação do mesmo em 15/05/1957. Aos 03 de fevereiro de 1957, realizou-se um plebiscito sobre a emancipação política do distrito de Quixeré. Em 05 de abril de 1990 foi promulgada a lei Orgânica do Município.
A subprefeitura de Quixeré teve somente um subprefeito e para tal cargo foi nomeado o Sr. João Lima de Oliveira. O período de sua administração foi de 15 de maio de 1957 a 25 de março de 1959.
Administração atual: Em 01/01/2005 tomou posse o Prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia e o Vice-Prefeito Francisco José de Oliveira. Composição da Câmara: José de Lima – Presidente, João Batista dos Santos Neto, Raimundo Alcides de Matos Lim…

SIGNIFICAÇÃO DO TOPÔNIMO QUIXERÉ

É uma palavra indígena de significado desconhecido. Também não se sabe quem deu esse nome ao rio que é um braço do rio Jaguaribe, nasce no município de Tabuleiro do Norte, passa por terras de Limoeiro do Norte e atravessa o município de Quixeré, desaguando no rio Jaguaribe no município de Russas.
Há suposições de que Quixeré seria uma aldeia indígena, uma tribo, ou mesmo um índio. Para essa hipótese Quixeré significaria lugar onde habita o porco do mato, também conhecido como queixada ou porco espinho.

RELAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE QUIXERÉ

SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL

NOME DO SECRETÁRIO: JOSÉ FAGNER BRITO

FUNÇÃO/O QUE FAZ?
COORDENA E EXECUTA POLITICA EM PROL DA AGRICULTURA FAMILIAR.
CEL: 92263061
************************************************
 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E CAPITAÇÃO DE RECURSOS

NOME DO SECRETÁRIO: ANTÔNIO DE SOUSA

FUNÇÃO/O QUE FAZ?
COORDENA A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO E LIDA DIRETAMENTE COM A ELABORAÇÃO E PROJETOS E A CAPTAÇÃO DE RECURSOS JUNTO OS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL.
TELEFONE: 3443-1140 - CEL: 92268263
*********************************************************************************
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
NOME DO SECRETÁRIO: JESUS ORLEUDO NERY RIBEIRO

FUNÇÃO/O QUE FAZ?
COORDENA AS DEMAIS SECRETARIAS E AUXILIA DIRETAMENTE AO GABINETE DO PREFEITO

TELEFONE: 3443-1274 - CEL: 92268141
****************************************************************************

 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
NOME DO SECRETÁRIO: FRANCISCO VALDINISIO DE SOUSA

FUNÇÃO/O QUE FAZ?
DESENVOLV…