Pular para o conteúdo principal

30 anos de FEARTEM - Feira de Artesanato Municipal



 A primeira FEARTEM realizou-se nos dias 07 e 08 de setembro de 1980 e sua programação já previa a data de realização do ano seguinte. Até 1984 sua realização deu-se sempre na Praça João Batista de Oliveira. No entanto dadas às inconveniências por ser um local aberto, e desprovido de estrutura física adequada para o funcionamento ininterrupto por 48 horas ou mais, foi transferida para o Centro Comunitário (atualmente instalações do CVT) em 1985.
Até 1986, as organizadoras da FEARTEM sempre contavam com a valiosa presença do MOBRALTECA – um carro de som equipado com um minipalco, gerador de energia e outros elementos estruturais para animar a programação. O MOBRALTECA era conduzido pelo Sr. Francisco, que era o motorista, instalador do  palco, operador do som e luzes, e pelo Professor João Batista que coordenava, como ninguém mais, o desenvolvimento da programação, fazendo inclusive a locução. Ambos pertenciam à coordenação estadual do MOBRAL/Fundação Educar.

Em 1987, dada a extinção da Fundação Educar – antigo MOBRAL – o município perdeu a participação do MOBRALTECA, bem como o apoio da coordenação estadual. O Órgão Municipal da Educação que tinha recebido o acervo da Fundação em nível local, inclusive suas oito funcionárias, assumiu a partir daquele ano as responsabilidades de realização da FEARTEM.

Em 1988 a Srtª Maria do Carmo Gonçalves veio de Fortaleza dar uma força para a candidatura Luis Lopes Sombra / José Gonçalves Ferreira Lima e solicitou, ao então Prefeito, a coordenação da FEARTEM. Explicando que aquele era um evento de cunho sócio-popular e que o envolvimento da Prefeitura, era apenas de apoio moral, o prefeito declarou não fazer nenhuma objeção à iniciativa da solicitante e comunicou ao pessoal do Órgão Municipal de Educação que a Srtª Maria do Carmo estava se prontificando a assumir a coordenação da IX FEARTEM.

O primeiro passo da programação da FEARTEM naquele ano, foi a transferência da data de realização para outubro. O segundo passo foi a realização de uma festa dançante, com um conjunto musical de fora, realizada no Aliança Sport Clube, enquanto o artesanato continuava exposto no Centro Comunitário. Associada a essa mudança estava a falta de incentivo à produção do artesanato. As vendas também sofreram uma baixa considerável, apesar dos esforços da organizadora e de seus colaboradores.

1989 foi um ano de mudanças na prefeitura e, por conseguinte, na secretaria de educação. Como a FEARTEM já estava desestruturada deixou de ser realizada nesse ano. Ao ser resgatada nos anos seguintes, foi perdendo algumas características e ganhando outras. Mas, por ser um evento de cunho popular vem resistindo bravamente e um de seus grandes baluartes tanto na continuidade quanto na organização é o sempre jovem Antônio Manoel Filho. O Toínho de Toní. É inegável também o valoroso empenho de Antônio Bezerra que como chefe de gabinete da gestão  Luzimar Bandeira, exerceu uma influência muito forte nesse evento.  

Para a alegria dos quixereenses, a realização da FEARTEM no ano 2003, contou com a participação de todas as Secretarias do Município, que expuseram de forma primorosa as atividades realizadas por todas elas, abrangendo assim, a cultura quixereense em toda a sua essência.

A seguir cópia da programação dessa realização.


CONVITE
    
A Prefeitura Municipal de Quixeré e a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto têm a honra de convidar V.Exa. e Exma. Família para participarem dos eventos culturais da XIX FEARTEM do município de Quixeré, realizada no período de 05 a 07 de Setembro de 2003. Horário: 19:00h, Local: Serrano Clube.

APRESENTAÇÃO

A administração Avança Quixeré deste município, está sempre resgatando os valores culturais do povo quixereense.
A XIX FEARTEM está dando uma continuidade aos trabalhos realizados outrora em exposições de artes e cultura do povo, mostrando o potencial da terra do nosso saudoso Monsenhor Oliveira.
Neste período ocorrem as mais variadas manifestações populares enaltecendo a terra que tanto nos fortalece em vida.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 05 de Setembro de 2003 – Sexta-feira, 19:00h:
- Banda de música municipal
- Abertura da feira com a Srª Prefeita Municipal e Srª Secretaria de Educação
 
20:00h:
- Lançamento do livro do autor
José Adauto da cunha Sousa
- Desfile com produtos artesanais
- Quadrilha infantil
- Teatro PSF: “Que é isso?”
- Kung-Fu
- Momento da velha guarda
- Violeiros (José Edimilson e Cristóvão Pinto)

Dia: 06 de Setembro de 2003 – Sábado
08:00h:
- Oficina saúde Bucal
Org: Drª Márcia / Drª Sara / drª Marisângela / Doutor    Uvanilson
09:30h;
- oficina fabricação de brinquedos reciclados
Org: Elvirene e Ozélia
14:00h:
-Oficina Mais Você com Saúde
Org: Gláucia Moura e Jô
15:30h:
- Oficina: DST / AIDS
 
19:00h:
- Desfile de penteados e roupas para baile (Toínho Manoel)
- Teatro: sobre dengue (George)
- Talentos da terra
- Quadrilha Ousadia
- Capoeira
- Show Sacro e MPB (Grupo força jovem)

Dia: 07 de Setembro de 2003 - Domingo
05:00h:
- Alvorada
08:00h:
- Hasteamento dos pavilhões no paço municipal
09:00h:
- Oficina Papel Jornal
Org: Toínho Manoel
- Oficina de reciclagem de papel
Org: Ozélia e Elvirene
14:00h:
- Brincadeiras para crianças
Org: Toínho Manoel
19:00h:
- Desfile Estudantil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução Política de Quixeré

O Quixeré dos currais, ainda sem denominação e o Quixeré sítios conhecido como Tabuleiro do rio Quixeré, teve sua evolução política a partir de sua elevação à vila pela Lei Nº. 1.156 em 04 de dezembro de 1933. Criação da subprefeitura LEI Nº 07 de 22/10/1955, com instalação da mesma em 10/01/1956 e a criação do município pela Lei 5.573 de 11/04/1957 e instalação do mesmo em 15/05/1957. Aos 03 de fevereiro de 1957, realizou-se um plebiscito sobre a emancipação política do distrito de Quixeré. Em 05 de abril de 1990 foi promulgada a lei Orgânica do Município.
A subprefeitura de Quixeré teve somente um subprefeito e para tal cargo foi nomeado o Sr. João Lima de Oliveira. O período de sua administração foi de 15 de maio de 1957 a 25 de março de 1959.
Administração atual: Em 01/01/2005 tomou posse o Prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia e o Vice-Prefeito Francisco José de Oliveira. Composição da Câmara: José de Lima – Presidente, João Batista dos Santos Neto, Raimundo Alcides de Matos Lim…

SIGNIFICAÇÃO DO TOPÔNIMO QUIXERÉ

É uma palavra indígena de significado desconhecido. Também não se sabe quem deu esse nome ao rio que é um braço do rio Jaguaribe, nasce no município de Tabuleiro do Norte, passa por terras de Limoeiro do Norte e atravessa o município de Quixeré, desaguando no rio Jaguaribe no município de Russas.
Há suposições de que Quixeré seria uma aldeia indígena, uma tribo, ou mesmo um índio. Para essa hipótese Quixeré significaria lugar onde habita o porco do mato, também conhecido como queixada ou porco espinho.

RELAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE QUIXERÉ

SECRETARIA DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL

NOME DO SECRETÁRIO: JOSÉ FAGNER BRITO

FUNÇÃO/O QUE FAZ?
COORDENA E EXECUTA POLITICA EM PROL DA AGRICULTURA FAMILIAR.
CEL: 92263061
************************************************
 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E CAPITAÇÃO DE RECURSOS

NOME DO SECRETÁRIO: ANTÔNIO DE SOUSA

FUNÇÃO/O QUE FAZ?
COORDENA A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO E LIDA DIRETAMENTE COM A ELABORAÇÃO E PROJETOS E A CAPTAÇÃO DE RECURSOS JUNTO OS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL.
TELEFONE: 3443-1140 - CEL: 92268263
*********************************************************************************
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
NOME DO SECRETÁRIO: JESUS ORLEUDO NERY RIBEIRO

FUNÇÃO/O QUE FAZ?
COORDENA AS DEMAIS SECRETARIAS E AUXILIA DIRETAMENTE AO GABINETE DO PREFEITO

TELEFONE: 3443-1274 - CEL: 92268141
****************************************************************************

 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
NOME DO SECRETÁRIO: FRANCISCO VALDINISIO DE SOUSA

FUNÇÃO/O QUE FAZ?
DESENVOLV…