Pular para o conteúdo principal

Educação Quixereense capítulo I tópico I


Os Primeiros professores.


                 O primeiro professor da região que é hoje o nosso município foi o senhor Felipe José da Costa, conhecido por mestre Felipe Rosa, que nasceu em 1867 e faleceu em 1922, tendo exercido a função de mestre-escola de 1906 a 1921. É pai do mestre Agostinho Felipe José de Sena, comerciante e mestre-escola. E avô do também mestre-escola Raimundo Nonato de Sena, (o popular  Raimundo do Mestre), que entre outras funções foi também Vereador e presidente da Câmara e dileto pai da ex-vereadora Ivone Brito de Sena e do Dr. Temístocles Brito de Sena, autor do primeiro livro histórico sobre Quixeré. Os três aqui elencados foram mestres particulares em épocas diferentes.

Imortalizados por méritos próprios os dois primeiros tem sua memória registrada em dois logradouros da cidade que são: Rua Mestre Felipe e Rua Agostinho Felipe de Sena e o terceiro intitula a principal escola Municipal da cidade de Quixeré – Escola Raimundo Nonato de Sena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bonecos Gigantes que animam carnaval, Quaresma e outros eventos em Quixeré

Capela de Nossa Senhora de Fátima - Tomé, Quixeré - Ceará.

Em cumprimento a uma promessa que fizera a Nossa Senhora de Fátima, intercedendo à Santíssima Virgem pela erradicação da malária, que causara uma epidemia nos anos trintas d0 Século XX, o Padre Francisco José de Oliveira construiu a Capela de Nossa Senhora de Fátima, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 07 de Julho de 1940 às 15:00 h. Os trabalhos de construção foram concluídos no dia 15 de agosto e a Capela foi benta e inaugurada no dia 08 de Setembro de 1940. Nessa mesma data, a imagem da Virgem de Fátima foi conduzida de automóvel por Padre Oliveira até a casa do Sr. Antônio Raimundo e de lá até a capela, levada em procissão por aproximadamente, 2600 pessoas. Sua promessa consistia em construir um santuário à Nossa Senhora de Fátima e preservá-la como lugar de oração e penitência, no qual as mulheres só poderiam entrar, vestidas com decência e pudor (mangas compridas, e saias cobrindo os joelhos...). A escolha do local segundo comentou muitas vezes o próprio Monsenhor Oliveira,

Igreja de Lagoinha - distrito de Quixeré - 1963